Livraria Samadhi

Cursos-   Yoga    /    Tai Chi   /    Reiki   /    Outros

Chi Kung - Curso intensivo de três meses

Início 01/09/2016 - Prática Regular: Todas as quintas-feiras das 10:00hrs às 11:00 hrs
Investimento: R$ 95,00 por mês. - Inscrições Abertas

Chi Kung (Qi Gong) é uma prática que combina movimentos suaves e respiração controlada, de modo a movimentar o fluxo de energia (Chi) e através da habilidade ou treino (Kung).
Chi Kung é energia em movimento. A prática tem sido cada vez mais incentivada devido aos inúmeros benefícios que proporciona à saúde:


- Exercícios físicos de qualidade, sem impacto e com alongamentos que aumentam a flexibilidade.
- Redução do stress e prevenção de lesões e quedas por falta de equilíbrio.
- Movimentos conscientes, suaves, lentos e calmantes.
- Relaxamento, autoconfiança, aumento da autoestima.

Para que o Chi Kung seja verdadeiramente eficiente na manutenção da saúde e no combate ao stress, deve ser praticado regularmente, de preferência todos os dias, para fortificar o corpo progressiva e suavemente. O praticante deve primeiro procurar aprender uma sequência completa. A sequência é constituída por uma série de exercícios, cada um dos quais deve ser feito durante uma série de repetições. Uma vez que o praticante tenha atingido um grau de habilidade razoável com estes exercícios, poderá começar a explorar outros aspectos do Chi Kung. Cida Giannella passará essa sequência aos alunos interessados em aprender e aprimorar seus conhecimentos e técnicas.


Cida Gianella - Professora de Tai Chi Chuan

Tai Chi

Tai Chi significa viga mestra, eixo central em torno do qual se processa a vida. Chuan é o movimento que mantém a vida em equilíbrio. Com seus movimentos, o Tai Chi Chuan leva ao relaxamento físico, trazendo a serenidade mental, eliminando as tensões e despertando o potencial do ser humano. Seus movimentos circulares promovem a perfeita harmonia entre os órgãos e entre diversos pontos energéticos do homem. O segredo da prática está na união do Yin e do Yang, céu e terra, corpo e espírito (centro de energia da cabeça - lin tai - Sol, Céu; centro de energia da barriga - tan tien - Lua, Terra). Essa união possibilita uma vida longa e saudável. O Tai Chi Chuan é também uma forma de auto massagem interna e externa que atua em todos os sistemas orgânicos e melhora a circulação do sangue e da energia. É uma expressão do TAO, que governa o universo e rege a evolução de toda a natureza.

Tai Chi Chuan é vivenciar o Tai Chi através dos movimentos. Ao praticar, realizamos em cada movimento o Tai Chi, que se expressa através de nosso corpo e espírito. Na circularidade e serenidade dos movimentos, somos atores e expectadores do processo mágico de criação que se realiza a cada instante em nosso corpo. Tai Chi é a constante recriação, uma regeneração de energia e um renascer em cada prática. Em nossa cultura estamos tão voltados para os processos mentais que nos afastamos de outros aspectos de nossa vida. Um exercício, uma disciplina como o Tai Chi indica de imediato aquilo de que carecemos, onde foi que perdemos o caminho. Por que julgamos que algo tão fácil de entender seja tão difícil de executar? Essa divisão entre pensar e realizar é clara, é preciso muito tempo para encontrar o equilíbrio Yin/Yang. O símbolo Yin / Yang é o entrosamento, a união-dissolução do movimento dentro do círculo. Energias semelhantes e ao mesmo tempo contrastantes movem-se juntas. Dentro da área em negro há um ponto branco e na área branca, um ponto negro. A ideia básica do símbolo é demonstrar que a união abrange a polaridade e o contraste.

Texto elaborado por Djanira Dias da Silva Gama
Bibliografia: Tao Te King ( Lao Tse); Expansão e recolhimento (Al Chung Liang Huang); Bio-energia (Odvaldo Serrano); Tai Chi Chuan (Roque Enrique Severino); Tai Chi Chuan (Catherine Despeux); Tai Chi Chuan e Meditaçao (Da Liu); Exercícios Chineses (Chio Ta Hung)

Tai Chi Chuan - Prática
Terças e quintas às 10 horas
Cida Gianella